1.1 - A produção do pedido somente será iniciada após a confirmação do pagamento, realizado através dos métodos de pagamento aceitos pela Papello. Caso o pagamento não seja confirmado ou a transação seja recusada por qualquer motivo, o pedido será automaticamente cancelado.
1.2 - Os métodos de pagamento aceitos são:
Boleto bancário
Pix
Link de pagamento
Cartão de crédito
Cartão de débito
1.2.1 - Prazos de aprovação dos pagamentos:
Pix e Cartão de Crédito: aprovação imediata.
Demais formas de pagamento: o prazo para comprovação e efetivação pode levar até 2 dias úteis.
1.3 - Envio e Aprovação da Arte:
O usuário deve enviar sua arte através do Formulário de Arte (briefing), disponível na área do cliente no site.
O layout deve ser aprovado em até 20 dias após a confirmação do pagamento.
Caso o usuário não aprove a arte dentro desse prazo, o valor do pedido será automaticamente convertido em crédito na conta do usuário, válido para futuras compras no site, independentemente do produto.
Esse procedimento se aplica mesmo se o cliente já possuir uma arte finalizada e não a submeter para aprovação no prazo estabelecido.
1.3.1 - O crédito gerado não poderá, em nenhuma hipótese, ser convertido em dinheiro para devolução ao usuário.
1.3.2 - A criação de arte fornecida pela Papello não inclui:
Criação de textos e imagens;
Edição, vetorização ou criação de logotipos.
1.4 - Assinatura da Papello nos produtos:
Todos os produtos terão impressas informações da Papello em um local de menor destaque, conforme o gabarito aprovado.
Essas informações não podem ser removidas ou alteradas sob nenhuma circunstância.
1.5 - Responsabilidade sobre o conteúdo da arte enviada pelo usuário:
A Papello não se responsabiliza pelo conteúdo enviado pelo usuário caso ele seja ilegal, infrinja ou viole os direitos de terceiros.
1.6 - O usuário se compromete a isentar, indenizar e defender a Papello em caso de qualquer violação de direitos de terceiros decorrente dos arquivos que ele enviou.
1.7 - Caso o arquivo enviado não atenda às especificações técnicas exigidas, a arte não será aprovada para produção.
1.8 - Cancelamento e Pausa da Produção:
A Papello não realiza cancelamentos ou pausas na produção de pedidos cujo status esteja como “Arte Liberada para Produção”.
1.9 - Alteração de pedidos antes da produção:
Se o usuário precisar alterar um item no pedido, ele deve entrar em contato com o SAC pelos canais disponíveis (e-mail, WhatsApp ou telefone) para solicitar o cancelamento e refazer o processo de compra.
O cancelamento e reembolso só serão possíveis se o pedido ainda não estiver com o status “Arte Liberada para Produção”.
Caso a produção já tenha sido liberada, alterações não serão permitidas.
1.10 - Pedidos não podem ser alterados após a aprovação da arte para produção.
1.11 - Prazos de produção e eventuais atrasos:
A maioria dos pedidos são entregues dentro do prazo estipulado no momento da compra.
Entretanto, devido à escassez de matéria-prima no mercado ou a falhas mecânicas, o prazo de produção pode sofrer um atraso de até 15 dias úteis.
Não serão aceitos pedidos de cancelamento motivados por atrasos dentro desse período.
2.1 - O Formulário de Personalização deve ser preenchido pelo usuário em até 20 dias após a aprovação da compra. A comunicação sobre o preenchimento será feita via site, e-mail e/ou WhatsApp do SAC.
2.2 - Após o preenchimento do Formulário de Arte (briefing), os arquivos e conteúdos enviados pelo cliente serão analisados em até 1 dia útil. O envio do modelo virtual para aprovação será feito em até 3 dias úteis.
2.3 - Caso o arquivo enviado não siga os requisitos técnicos e seja reprovado, o usuário terá até 20 dias para enviar um novo arquivo que atenda aos requisitos estabelecidos, contados a partir da data de reprovação.
2.4 - Se a arte for criada pela equipe da Papello, o prazo para envio de alterações solicitadas pelo cliente será de até 2 dias úteis.
2.4.1 - A arte criada pela Papello não será disponibilizada ao cliente para outros usos. Ela permanecerá de propriedade da Papello.
2.5 - O prazo de entrega do pedido só começa a contar após a aprovação final da arte enviada e/ou replicada.
2.6 - A quantidade de artes por item a ser confeccionado é definida no momento da compra e não pode ser alterada após o pedido ser processado.
2.7 - O usuário tem direito a até 3 alterações sem custo adicional. Alterações extras serão cobradas no valor de R$ 20,00 por alteração, pagas via link de pagamento enviado pelo SAC.
2.8 - O usuário é inteiramente responsável por garantir que os arquivos enviados atendam aos requisitos mínimos para aprovação do Formulário de Arte.
2.8.1 - Imagens devem ser editáveis e possuir resolução mínima de 300dpi.
2.8.2 - Textos na logomarca devem estar convertidos para vetor, garantindo a qualidade na impressão.
2.8.3 - A comunicação sobre a criação da arte ocorre estritamente na área do cliente no site. O usuário pode esclarecer dúvidas através dos canais de atendimento (SAC via WhatsApp, telefone ou e-mail).
2.8.4 - A Papello não cria nem edita logotipos.
2.8.5 - A Papello não cria textos. Se o usuário deseja incluir alguma frase ou texto na arte, ele deve informar o texto exato e a fonte a ser utilizada.
2.8.6 - A Papello não realiza revisões ortográficas. A responsabilidade pela conferência e aprovação da arte final é exclusiva do cliente.
2.8.7 - Após a aprovação da arte, nenhuma alteração será aceita. O usuário deve revisar atentamente sua arte antes de aprová-la, pois, uma vez aprovada, não serão aceitas reclamações ou modificações.
2.8.8 - Preenchimento detalhado do Formulário de Arte:
O usuário deve preencher o formulário com o máximo de informações possíveis.
É recomendável enviar referências visuais, facilitando a criação de uma arte alinhada às expectativas do cliente.
2.8.9 - Uso de QR Code em superfícies arredondadas:
QR Codes aplicados em áreas curvas podem não funcionar corretamente.
A Papello não se responsabiliza por eventuais falhas na leitura do QR Code em embalagens arredondadas.
2.8.10 - Responsabilidade pelo acompanhamento da arte:
É exclusiva do usuário a responsabilidade de verificar seu e-mail para acompanhar o status da arte enviada, solicitar alterações e aprovar o arquivo para produção.
2.8.11 - O usuário pode optar por enviar a arte já finalizada utilizando um dos gabaritos disponibilizados pela Papello. Para isso, deve solicitar o arquivo ao SAC.
2.8.12 - Arquivos enviados serão analisados pela equipe de designers em até 2 dias úteis para verificar sua conformidade com os padrões exigidos.
2.8.13 - Formatos de arquivos aceitos:
Corel Draw (CDR), Adobe Illustrator (AI), Adobe Photoshop (PSD), Adobe Indesign (INDD) e PDF X4.
Todos os arquivos devem estar em alta resolução (mínimo de 300dpi).
2.9.1 - A Papello utiliza a escala de cores CMYK para impressão.
2.9.2 - Pode ocorrer uma variação de até 10% entre as cores visualizadas na tela e a impressão final. Essa diferença pode ocorrer devido:
À variação entre monitores e dispositivos;
À configuração do software de edição;
Ao tipo de material impresso.
2.9.3 - Variações de cor não caracterizam defeito e não são passíveis de reimpressão.
2.9.4 - Pequenas diferenças de tonalidade podem ocorrer entre embalagens de tamanhos diferentes, mesmo quando possuem a mesma arte.
2.9.5 - Se o usuário deseja que a impressão tenha uma cor específica, ele deve informar o código da cor na escala CMYK no momento do preenchimento do Formulário de Arte.
2.9.6 - Caso nenhuma cor seja especificada, a impressão será realizada de acordo com a cor enviada no arquivo final pelo usuário.
2.9.7 - Embalagens que possuem cores escuras ou alta carga de tinta podem apresentar odor mais forte da tinta.
2.9.8 - O odor da tinta não compromete a qualidade ou segurança da embalagem, pois são utilizados insumos 100% atóxicos.
3.1 - O prazo de entrega começa a ser contado somente após a aprovação final da arte para produção.
3.1.1 - Produtos diferentes podem possuir prazos de entrega distintos. O usuário deve considerar o prazo do produto com maior tempo de produção para calcular a data estimada de recebimento.
3.2 - A disponibilidade e o prazo de entrega serão determinados de acordo com o CEP e endereço informado no momento da compra.
3.3 - Recusa no recebimento do pedido:
O usuário deve recusar o recebimento do pedido caso ocorra alguma das situações abaixo:
3.3.1 - Embalagem aberta ou avariada;
3.3.2 - Produto avariado;
3.3.3 - Divergência entre o produto recebido e o que foi solicitado no pedido;
3.3.4 - Se o usuário aceitar o produto mesmo com avarias e assinar o comprovante de recebimento, ele assume total responsabilidade pela qualidade do item e não poderá solicitar reembolso ou troca posteriormente.
3.4 - Responsabilidade do cliente no recebimento:
O usuário deve garantir que haja uma pessoa maior de 18 anos no local de entrega para receber o pedido no horário informado pela transportadora.
3.5 - Alteração de endereço de entrega:
Caso o cliente precise alterar o endereço de entrega, a solicitação deve ser feita antes do envio do pedido.
A alteração estará sujeita à verificação de disponibilidade e, caso seja possível, pode ser necessário recalcular o frete, sendo que o usuário deverá pagar a diferença antes do envio do pedido.
3.5.1 - Se o pedido já tiver sido despachado, não será possível alterar o endereço de entrega.
Caso o produto seja enviado para o endereço incorreto por erro do usuário, ele será responsável pelo custo de reenvio.
3.6 - Responsabilidade por informações incorretas:
A Papello não se responsabiliza por atrasos ou extravios causados por informações de endereço incorretas ou incompletas fornecidas pelo cliente.
3.7 - Entrega no endereço informado pelo usuário:
O pedido será entregue a qualquer pessoa presente no endereço cadastrado no momento da compra.
3.8 - Reentregas e custos adicionais:
Caso a transportadora tente realizar a entrega e não haja ninguém disponível para receber o pedido, poderá haver a cobrança de taxa de reentrega.
Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato diretamente com a transportadora informada no ato da compra para tratar os custos e prazos da nova entrega.
A Papello realiza o transporte direto apenas para entregas de cargas no DF e entorno. Para demais localidades, a entrega é feita por transportadoras terceirizadas.
A Papello não se responsabiliza por atrasos causados pelas transportadoras, sendo de responsabilidade do cliente acompanhar a entrega pelo site da transportadora informada no momento da compra.
Caso o cliente deseje antecipar a entrega, essa solicitação deverá ser feita diretamente à transportadora.
3.10 - Comprovação da entrega:
A entrega será considerada concluída a partir do momento em que a transportadora confirmar que o produto foi entregue ao usuário.
O usuário pode consultar a comprovação de entrega no sistema de rastreamento da transportadora.
4.1 - Para qualquer reclamação, solicitação ou dúvida, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente da Papello através do WhatsApp ou pelo e-mail [email protected].
4.2.1 - "Após a aprovação da arte final, a produção será iniciada e não será possível o cancelamento ou reembolso, pois trata-se de um produto personalizado, sem possibilidade de reutilização. O cliente declara ciência de que a aprovação da arte implica na aceitação da produção, sem direito a cancelamento ou estorno, independentemente do motivo da desistência. Qualquer valor pago não será devolvido e nem convertido em crédito, exceto em casos de falha comprovada na execução da produção pela Papello."
4.2.2 - O usuário pode solicitar o cancelamento do pedido com reembolso integral dentro do prazo de 7 dias corridos após a aprovação do pagamento, desde que a arte ainda não tenha sido aprovada para produção.
4.2.3 - Após esse prazo ou caso a arte já tenha sido aprovada para produção, o valor pago será convertido em crédito na conta do usuário, podendo ser utilizado em compras futuras no site da Papello, sem possibilidade de reembolso em dinheiro.
4.2.4 - O prazo para análise de cancelamento é de até 3 dias úteis.
4.2.5 - Caso o cancelamento seja aprovado, o reembolso ou crédito será processado em até 3 dias úteis, descontadas eventuais taxas bancárias aplicáveis.
4.2.6 - Pedidos já entregues não podem ser devolvidos, pois são personalizados.
4.2.7 - A Papello não aceita devoluções de produtos personalizados e exclusivos, uma vez que são produzidos sob medida para o cliente.
4.2.8 - Todo produto personalizado da Papello somente será liberado para produção após a aprovação formal do cliente em sua área do cliente.
4.2.9 - A Papello se reserva o direito de não cancelar ou pausar a produção de pedidos cujo status já esteja como "Arte Liberada para Produção".
4.3.1 - Se o usuário receber um produto com defeito, ele deve registrar a solicitação de troca pelo e-mail [email protected] dentro de 15 dias corridos após o recebimento do pedido.
4.3.2 - Reclamações sobre quantidade incorreta devem ser feitas em até 5 dias úteis após o recebimento do pedido.
4.3.3 - Para que a reclamação seja analisada, o usuário deve enviar as seguintes evidências:
Fotos do defeito visível no material recebido;
Foto mostrando a quantidade total do material defeituoso;
Vídeo explicativo, caso solicitado pela equipe técnica da Papello.
4.3.4 - Caso seja comprovado que mais de 20% do material recebido apresenta defeitos, o usuário poderá optar por:
Reimpressão gratuita do material defeituoso, ou
Reembolso proporcional ao valor do material com defeito (em dinheiro ou crédito na conta do usuário, válido por 6 meses).
4.3.5 - O prazo para análise da reclamação e retorno ao usuário é de até 3 dias úteis após o envio das evidências.
4.4.1 - A Papello não realiza reimpressão do material em casos de:
Alegação de baixa rigidez do papel;
Erros na arte aprovados pelo cliente antes da produção;
Variação de tonalidade e intensidade de cor entre a tela do monitor e a impressão final, reimpressões ou dentro do mesmo lote.
4.4.2 - Pequenas variações de cor podem ocorrer entre lotes distintos ou até mesmo entre folhas individuais do mesmo lote, sem que isso seja considerado erro de impressão.
4.4.3 - Se a Papello analisar como procedente a reclamação do usuário, poderá ser realizada:
Reimpressão do material sem custo adicional, ou
Reembolso proporcional ao valor do material defeituoso (em dinheiro ou crédito na conta do usuário, válido por 6 meses).
4.4.4 - O material defeituoso deve ser devolvido à Papello para que a reimpressão seja realizada.
4.4.5 - Para que a devolução seja aceita, o material deve estar sem sinais de uso e na embalagem original.
4.4.6 - O prazo limite para contestação de um material defeituoso é de 15 dias corridos após o recebimento do pedido.
4.4.7 - Custos de frete para devolução do material defeituoso:
Se a devolução ocorrer em até 10 dias úteis, a Papello arcará com o custo do frete.
Se a devolução ocorrer após 10 dias úteis, o cliente será responsável pelo custo do frete de devolução e do frete para reimpressão.
4.5.1 - Em casos excepcionais, a Papello poderá oferecer reembolso ou crédito no site caso ocorra perda de material por fatores operacionais.
4.5.2 - Perda de até 10% do total adquirido devido a fatores operacionais pode ocorrer em raros casos. Nessa situação, o valor proporcional poderá ser:
Reembolsado ao cliente via estorno, ou
Convertido em crédito na plataforma, para ser usado em pedidos futuros.
4.5.3 - Pedidos já enviados não poderão ser cancelados devido a atrasos de até 15 dias úteis, causados por fatores como:
Escassez de matéria-prima;
Alta demanda no mercado;
Falhas mecânicas na produção.
5.1 - A Papello está comprometida com a proteção de dados pessoais de seus clientes, fornecedores e parceiros, garantindo total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/2018).
5.2 - A coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais são realizados com transparência, segurança e respeito aos direitos dos titulares.
5.3.1 - Os dados pessoais coletados pela Papello são utilizados exclusivamente para os seguintes fins:
Processamento de pedidos e emissão de notas fiscais;
Entrega de produtos e rastreamento de pedidos;
Comunicação com o cliente para suporte e atendimento;
Cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
Melhoria dos serviços oferecidos pela Papello.
5.3.2 - Os dados são coletados por meio do site, e-mail, telefone ou canais digitais utilizados para comunicação com a empresa.
5.4.1 - A Papello adota medidas técnicas e organizacionais para garantir a proteção e confidencialidade dos dados pessoais armazenados.
5.4.2 - O acesso aos dados é restrito a profissionais autorizados, que possuem dever de sigilo e confidencialidade.
5.4.3 - Os dados pessoais são armazenados pelo tempo necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados, respeitando os prazos exigidos por lei ou regulamentos aplicáveis.
5.4.4 - Caso o titular dos dados solicite a exclusão de suas informações, a Papello poderá manter determinados dados armazenados por obrigações legais, tais como exigências fiscais e contratuais.
5.5.1 - A Papello não vende, compartilha ou comercializa dados pessoais com terceiros, exceto nos seguintes casos:
Para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias;
Com parceiros logísticos e transportadoras, exclusivamente para a entrega dos pedidos;
Com prestadores de serviços financeiros, para processar pagamentos e transações bancárias;
Com autoridades competentes, caso haja solicitação judicial ou administrativa.
5.5.2 - Em todos os casos de compartilhamento, a Papello exige que os terceiros envolvidos também cumpram com a LGPD, garantindo a segurança das informações.
5.6.1 - O usuário pode exercer seus direitos sobre seus dados pessoais a qualquer momento, incluindo:
Solicitar informações sobre o tratamento dos seus dados;
Corrigir, atualizar ou excluir seus dados pessoais;
Revogar o consentimento para uso de seus dados (quando aplicável);
Solicitar a portabilidade dos dados para outra empresa;
Opor-se ao tratamento de seus dados em determinadas situações.
5.6.2 - Para exercer seus direitos, o usuário pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].
5.7.1 - A Papello pode alterar esta política de proteção de dados a qualquer momento, para garantir conformidade com novas legislações e aprimoramento dos serviços.
5.7.2 - Caso as alterações impactem os direitos dos usuários, a Papello informará as mudanças com antecedência mínima de 7 dias.
5.7.3 - O uso contínuo dos serviços após as alterações significa aceitação das novas condições.
6.1 - A Papello oferece serviços e produtos gráficos personalizados sob encomenda.
6.1.1 - Além dos produtos personalizados mencionados acima, a Papello poderá oferecer produtos prontos não personalizados através do seu site ou outros canais de vendas.
6.2 - Estes Termos de Uso constituem o acordo integral entre as partes, prevalecendo sobre qualquer outro entendimento firmado anteriormente.
6.3 - A Papello poderá divulgar notificações ou mensagens através do site, e-mail ou outros meios para informar o usuário sobre alterações nos serviços, políticas ou nestes Termos de Uso.
6.4 - Legislação e Foro:
Estes Termos de Uso e o relacionamento entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as leis da República Federativa do Brasil.
Para resolver qualquer dúvida, pendência ou litígio relacionado a estes Termos de Uso, fica eleito o Foro da Comarca de Brasília - DF, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
6.5 - As regras referentes a promoções, programas de desconto ou campanhas específicas de venda, serão divulgadas em anúncio próprio. O usuário deverá se informar sobre os termos e condições aplicáveis a essas campanhas antes de realizar qualquer compra relacionada a elas.